Analisando a lista do Ecad de quem foram os compositores que mais faturaram no primeiro semestre de 2010, encontramos de cara dois nomes sertanejos ocupando primeiro e segundo lugar. São eles Victor Chaves, da dupla Victor e Leo, e Sorocaba, da dupla Fernando e Sorocaba.
Fazendo uma análise mais profunda, vamos perceber que o universo sertanejo é bem mais lucrativo do que se imagina. O quinto colocado da lista é Dorgival Dantas, compositor do hit Pode Chorar – interpretado por Jorge e Mateus. E, o oitavo colocado é Euler Coelho, compositor de Chora me liga, interpretada por João Bosco e Vinicius, e de Voa Beija-flor, interpretada por Jorge e Mateus.
Os compositores de música sertaneja, no primeiro semestre, geraram mais lucro que antigos nomes e líderes do ranking do Ecad, como Roberto Carlos e Erasmo Carlos, que ficaram respectivamente em sexto e nono lugar.
A lista comprova o percentual ocupado pela música sertaneja, em 2010, divulgada pela Sonny Music. De acordo com a gravadora, 40% da lucratividade do universo musical é oriunda de show’s, dvd’s, cd’s e direitos autorais dos cantores e compositores desse segmento.
O crescimento do espaço conquistado pelas músicas sertanejas é espantoso. Em 2005, quando a novela América era exibida e tinha como tema central a paixão de um peão, o segmento tinha 20% do mercado. Apenas cinco anos depois, ocupa o dobro do espaço com perspectiva de crescimento.
Nos últimos dois anos, a Rede Globo – que detém a maior audiência nos canais abertos – usou musica sertaneja como trilha de abertura de duas novelas. Luan Santana é um dos maiores fenômenos de venda dos últimos anos. As duplas Fernando e Sorocaba, Jorge e Mateus e Victor e Leo a cada dia aparecem mais em programas de rádio, TV e revistas, comprovando que são catalizadores de venda e audiência.
Explicar o sucesso do novo sertanejo não é muito fácil. Mas de acordo com André Piunti, blogueiro da UOL especializado em música sertaneja, essa linha musical começa a ressurgir e a expandir com Bruno e Marrone, em 2005. A dupla apareceu com o novo e trouxe um novo fôlego ao segmento que há anos era representado por Chitãozinho e Xororó, Zezé di Camardo e Luciano, Leonardo, grupo que a Globo nomeou como Amigos.
Depois de Bruno e Marrone, João Bosco e Vinicius, César Menotti e Fabiano, Jorge e Mateus, Luan Santana e Fernando e Sorocaba, respectivamente, aparecem no cenário musical conquistando público e espaços antes imagináveis pelo segmento.
Fonte: Portal Stylo
Nenhum comentário:
Postar um comentário