Imagine ter a possibilidade de transmitir o show de sua banda em tempo real para pessoas do mundo inteiro utilizando um computador doméstico, uma câmera e um dispositivo de Internet. Com as novas tecnologias, é totalmente possível difundir conteúdo não apenas nas relações interpessoais e nas conversas via MSN ou Skype. No entanto, para os mais sofisticados, as possibilidades são ainda maiores no mundo on-line.
Hoje (30) vai ocorrer a primeira transmissão ao vivo do YouTube na América Latina. O show denominado Sertanejo Live vai levar a música de Luan Santana, Bruno & Marrone, Victor & Leo, João Bosco & Vinícius e Michel Teló para cerca de um milhão de internautas simultaneamente. Evento apoiado pela Skol, conta com 150 profissionais, três caminhos de unidade móvel em HD (high definition), mais de 20 câmeras HD e dois diretores de vídeo para dar sincronia ao envio das imagens.
Para conseguir atingir tantas pessoas, será utilizada a tecnologia Streaming. O vídeo não é armazenado, mas transmitido imediatamente. O analista de sistema web Rafael Santos explica que, para iniciar este processo, são usadas câmeras conectadas ao computador. Depois, o vídeo é colocado no servidor que o encaminha para outros servidores do Google espalhados pelo planeta.
Rafael ainda detalha a diferença entre o YouTube e os outras plataformas de compartilhamento. Quando o usuário faz upload (subir arquivo), o próprio site se encarrega de salvá-lo em quatro modelos diferentes. O analista compara transmissões massivas ao ato de receber pessoas. “Se houver um amigo esperando, você abre a porta e ele entra. Mas, se são dez, você precisa de uma porta que comporte todos”.
Lenildo Gomes, sociólogo e coordenador da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, afirma que o surgimento da MTV mudou o panorama de produção dos vídeo musicais. Mas o surgimento do YouTube criou uma concorrência quase impossível de ser acompanhada pela televisão, pois a ferramenta consegue ser democrática. “Tendo a música e o YouTube como linguagem, passamos a ter uma outra dimensão”, comenta.
A coreógrafa Valéria Pinheiro adverte para os perigos de “uma rede que ensina e faz desaprender”. Durante a Mostra Sesc Cariri de Cultura, ela ajudou a transmitir as terreiradas de grupos tradicionais utilizando seu notebook e um modem. Foram 800 acessos por dia. “Vimos no sertão que as câmeras não são mais um ser estranho. Nós com uma parafernalha atraiamos um pouco as crianças, mas não é um bicho de sete cabeças. A nova tecnologia diminui a geografia de nós todos”.
SERVIÇO
PRIMEIRO YOUTUBE SERTANEJO LIVE NO BRASIL
Onde: www.youtube.com/sertanejo
Quando: Hoje (30)
Horário: 19h (horário local)
PRIMEIRO YOUTUBE SERTANEJO LIVE NO BRASIL
Onde: www.youtube.com/sertanejo
Quando: Hoje (30)
Horário: 19h (horário local)
Nenhum comentário:
Postar um comentário